Revista "O Mosquito"
Considerada uma das mais importantes coleções do panorama da banda desenha antiga portuguesa, obviamente não podia de deixar de colecionar esta emblemática revista, que contou com 17 anos de existência e 1422 ! números publicados.
O Mosquito vinha concorrer com as revistas congéneres já existentes, cujos títulos eram igualmente sugestivos: Tic-Tac - de que possuo também cerca de ---revistas incluindo o dificílimo nº 1 - , O Senhor Doutor - que ainda não comecei a colecionar -, Mickey - num próximo post colocarei os números que possuo - e O Papagaio - que estou quase a concluir -
Estava-se numa época em que esse tipo de publicações constituía uma das mais populares formas de entretenimento da juventude.
Por isso, a par das cartas dos leitores e da publicação das suas fotografias - de algumas crianças que viriam a ser célebres quando adultas - teve um emblema, concurso, separatas e as construções para armar.
O sucesso levou à criação de
- 10 álbuns - "Guerra no País dos Insectos" / "Ponto Negro Cavaleiro Andante" / "Novas Aventuras do Zé Pacóvio e Grilinho" / "Viagens Extraordinárias do cão TOP" / "Almanaque do Mosquito e Formiga para 1945" / "Guerra no País dos Insectos (reedição oblonga) / "4 álbuns Mick, Mock e Muck"
- 1 número especial - Uma Estranha Aventura -
- 1 suplemente para meninas - A Formiga - e
- emissões de rádio, que fizeram com que esta mítica revista sobrevivesse durante 3 décadas e de uma guerra mundial pelo meio.
Este vai ser seguramente um longo - mas gratificante - processo de busca mas que espero concluir até finais de 2013.
Já vou no "bom caminho" uma vez que somente me faltam 140 números, possuindo já na minha colecção o mítico nº 1 e os ultra raros 200 / 201 / 202 / 203 / 204 e 205 que por possuírem separatas integradas na revista dificilmente aparecem completos.
Eis as imagens desses exemplares, com o nº 1 num estado que habitualmente não incluo na minha colecção, mas à falta de melhor ...., bem como dos álbuns "Guerra no País dos Insectos" e "Ponto Negro Cavaleiro Andante" e o número especial "Uma estranha aventura" e algumas das cerca de 150 separatas que possuo.