O 1º contacto que tive com um álbum do "Tintin" foi quando era muito novo - 5 ou 6 anos - nas Termas de Monte Real (Leiria) onde habitualmente ia com os meus pais passar uma temporada no 1º hotel de que tenho memória, a "Cozinha Portuguesa".
A papelaria onde comprei o "Cetro de Otokar" encontrava-se no centro da vila, à entrada do Parque e do "Palace Monte Real", encontrando-se hoje quase ao abandono, sendo uma sombra do meu imaginário.
Para os menos conhecedores, a Flamboyant era uma editora do Rio de Janeiro - Brasil e foi a primeira editora a publicar em álbuns em língua portuguesa as aventuras do Tintim.
Os primeiros títulos apareceram em 1961 e foram publicados 12 títulos em capa dura
As primeiras edições tinham lombada em tecido e as mais recentes lombadas em cartão com o título do álbum. As lombadas em tecido apareciam em várias cores, pelo que o mesmo álbum pode ter sido editado com cor de lombada diferente.
Em Portugal, as edições da Flamboyant foram distribuídas pela Editorial Áster de Lisboa. Apesar de estarem indicados na contra-capa dos álbuns da Flamboyant, os álbuns Rumo à Lua e Explorando a Lua, os mesmos nunca foram editados pela Flamboyant, mas somente pela RECORD (também brasileira) que entretanto adquiriu a própria Flamboyant.
Possuo actualmente a colecção COMPLETA em estado EXCELENTE face às sucessivas trocas para melhoria dos exemplares que possuía.
Junto anexo fotos das capas da colecçao completa, uma das que mais estimo.
Sem comentários:
Enviar um comentário