Considerada uma das mais importantes coleções do panorama da banda desenha antiga portuguesa, obviamente não podia de deixar de colecionar esta emblemática revista, que contou com 17 anos de existência e 1422 ! números publicados.
O Mosquito vinha concorrer com as revistas congéneres já existentes, cujos títulos eram igualmente sugestivos: Tic-Tac - de que possuo também cerca de ---revistas incluindo o dificílimo nº 1 - , O Senhor Doutor - que ainda não comecei a colecionar -, Mickey - num próximo post colocarei os números que possuo - e O Papagaio - que estou quase a concluir -
Estava-se numa época em que esse tipo de publicações constituía uma das mais populares formas de entretenimento da juventude.
Por isso, a par das cartas dos leitores e da publicação das suas fotografias - de algumas crianças que viriam a ser célebres quando adultas - teve um emblema, concurso, separatas e as construções para armar.
O sucesso levou à criação de
- 10 álbuns - "Guerra no País dos Insectos" / "Ponto Negro Cavaleiro Andante" / "Novas Aventuras do Zé Pacóvio e Grilinho" / "Viagens Extraordinárias do cão TOP" / "Almanaque do Mosquito e Formiga para 1945" / "Guerra no País dos Insectos (reedição oblonga) / "4 álbuns Mick, Mock e Muck"
- 1 número especial - Uma Estranha Aventura -
- 1 suplemente para meninas - A Formiga - e
- emissões de rádio, que fizeram com que esta mítica revista sobrevivesse durante 3 décadas e de uma guerra mundial pelo meio.
Este vai ser seguramente um longo - mas gratificante - processo de busca mas que espero concluir até finais de 2013.
Já vou no "bom caminho" uma vez que somente me faltam 140 números, possuindo já na minha colecção o mítico nº 1 e os ultra raros 200 / 201 / 202 / 203 / 204 e 205 que por possuírem separatas integradas na revista dificilmente aparecem completos.
Eis as imagens desses exemplares, com o nº 1 num estado que habitualmente não incluo na minha colecção, mas à falta de melhor ...., bem como dos álbuns "Guerra no País dos Insectos" e "Ponto Negro Cavaleiro Andante" e o número especial "Uma estranha aventura" e algumas das cerca de 150 separatas que possuo.
As minhas desculpas pela intromissão.
ResponderEliminarInfelizmente um tio meu faleceu em Março passado. Entre uma série imensa de livros, tem a colecção do Mosquito, alguns até encadernados.
Pergunto, terá algum valor comercial junto de coleccionadores?
Será que pode fazer o favor de me elucidar? Agradeço desde já.
Tem obviamente um relativo valor comercial; depende se está completa, em fascículos ou encadernada....enfim só sabendo mais. E se permite a pergunta que outros livros (revistas ?) o seu tio tinha ? Caso queira entrar em contacto telefónico ó meu número é o 917528259. Vivo em Braga. Abraço
Eliminar