Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Revista "O Papagaio"



Muito já se escreveu acerca da revista "O Papagaio".

Nem todos estão de acordo acerca da sua qualidade; uns dizem que foi um marco da banda desenhada portuguesa, outros dizem que era uma revista sem rigor gráfico; que "mutilava" as históricas a favor da paginação.

Contudo todos reconhecem que o seu grande valor - na altura e actualmente - decorreu do facto de ter sido a primeira revista - e Portugal o 1º país - não francófona a publicar o Tintim. E foi igualmente o primeiro país/revista a editar os episódios a cores.  Foi a revista «O Papagaio», cujo director era Adolfo Simões Muller; que obteve esse troféu. «O Papagaio» teve início em 18 de Abril de 1935, terminando em 10 de Fevereiro de 1949, com 722 números publicados. Adolfo Simões Muller, poeta e pedagogo, ao visitar a Bélgica, conhecendo a obra de Hergé, apreciando bastante a sua qualidade gráfica e narrativa, decidiu importar a série para Portugal. Assim, no #53 de 16 de Abril de 1936 iniciam-se as aventuras de «Tintim na América no Norte» (Tintim na América) que desfila nas páginas da revista até ao #110 de 20 de Maio de 1937. De notar, que «O Papagaio» foi a primeira revista mundial a colorir as aventuras de Tintim. O interesse desta revista é o facto de publicar as primeiras versões das histórias. As restantes histórias publicadas foram as seguintes:  
Estamos assim a falar de uma revista que, para além de publicar "O TINTIN" foi publicada quase há 80 anos, razão pela qual é uma das mais difíceis de se colecionar, atingindo valores por vezes astronómico nomeadamente as que possuem "capas Tintin" e principalmente do «Tintim na América no Norte".   
Há já algum tempo que ando a colecionar - e a tentar completar - a minha colecção do "O Papagaio"
Dos 722 números possuo faltam-me somente 6 números..... que continuarei insistentemente a procurar.

Finalmente em finais de 2018 consegui completar a colecção dos 722 números....e todos em excelente estado de conservação; Tarefa terminada !!!

Agora "somente" faltam-me  20 separatas das cerca de 60 publicadas, na sua quase generalidade as 16 do "Castelo de Guimarães" e as 3 partes do Presépio publicadas no 399/400/401 

Por último consegui arranjar o "Jogo de Futebol Portugal-Espanha" em versão cartolina de que nem o meu amigo José Menezes faz referencia na sua obra de referencia do "O Papagaio"

Sem comentários:

Enviar um comentário